Revista Justiça & Cidadania celebra 26 anos 

2 de junho de 2025

Da Redação

Compartilhe:

 O presidente do Conselho Editorial da Revista JC, ministro Luis Felipe Salomão, ao lado do presidente e editor-executivo da Revista, Tiago Santos Salles 

Encontro também marcou posse do novo membro do Conselho Editorial, o advogado Elias Mubarak Júnior

A Revista Justiça & Cidadania completou 26 anos em maio. Membros do Conselho Editorial, magistrados, parceiros e leitores celebraram a data em um encontro em Brasília. A solenidade também marcou a posse do novo membro do Conselho, o advogado Elias Mubarak Júnior.

Para o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles, a data marca a trajetória e o legado da publicação na defesa da magistratura e dos direitos da cidadania. Ele também relembrou a memória do pai, Orpheu Santos Salles, fundador da revista em maio de 1999. “São 26 anos na defesa do Poder Judiciário. Além da comemoração, este encontro também é um congraçamento de todo o trabalho e legado que Orpheu Salles, meu pai, deixou ao criar a Revista Justiça & Cidadania.”

O presidente do Conselho Editorial da Revista e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, afirmou que a publicação “presta serviço muito relevante para todo o sistema de Justiça” ao construir pontes entre a justiça e a cidadania.

“Estou muito orgulhoso de fazer parte desse time, de acompanhar a evolução ao longo da história e de reverenciar a memória de Orpheu Salles, que foi o grande idealizador dessa ponte. E ele era um construtor de pontes. Eu fico muito contente de estar aqui celebrando esses 26 anos, e celebrando, na verdade, as ideias que hoje são espalhadas pela Revista, contribuindo para a formação da cidadania e da justiça.”

Presente no encontro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que também integra o Conselho Editorial da revista, ressaltou que a longevidade de uma publicação especializada no setor jurídico é algo extraordinário. 

“Eu acompanhei, desde os meus primeiros dias no Supremo Tribunal Federal, a evolução da revista, sobretudo em termos de qualidade e da adesão que ela conquistou no meio jurídico. Tive também uma grande amizade com o doutor Orpheu, que era uma figura admirável, uma pessoa do bem. E agora transfiro essa amizade para o Tiago, que também é um grande empreendedor e tem conduzido a revista a um importante salto qualitativo.”

O ministro aposentado do STF Carlos Mário Velloso, também membro do Conselho Editorial, recordou que foi o primeiro magistrado a receber o Troféu Dom Quixote, em 1999, das mãos do amigo e fundador da revista, Orpheu Salles.

“Orpheu era um idealista. Lembro-me bem de quando ele quis criar o Troféu Dom Quixote. Na época, eu presidia o Supremo Tribunal Federal. Orpheu me perguntou: ‘O que o senhor pensa do Quixote?’ E eu respondi: ‘Orpheu, o Quixote é o meu herói’. Ele então falou: ‘Vamos criar o Troféu Dom Quixote’. Fui o primeiro a receber a homenagem.”

Também presente no evento, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, afirmou que a leitura da Revista Justiça & Cidadania é essencial para os profissionais do meio jurídico, como magistrados, professores, advogados e estudantes de Direito.

“Orpheu Salles deixou um legado que representa, naturalmente, o respeito por todo esse universo jurídico que precisamos sempre preservar. Seu filho, Tiago Salles, dá continuidade a esse projeto com excelência. Parabéns à Revista Justiça & Cidadania. Que ela seja eterna.”

O membro do Conselho Editorial, ministro Moura Ribeiro (STJ), enalteceu a longevidade da publicação. “Ninguém chega a 26 anos em uma atividade sem nenhum motivo justo. Em razão da competência do Tiago Salles e do seu profissionalismo, eu só posso desejar, pelo menos, mais 26 anos da Revista”.

O ministro Antonio Saldanha Palheiro (STJ), que também integra o Conselho Editorial da Revista, participou da celebração e destacou a relevância da publicação para os operadores do Direito. “A Revista Justiça & Cidadania nasceu e se consolidou como um instrumento importantíssimo para atualização e informação de todo mundo jurídico. E agora comemora 26 anos. É uma trajetória maravilhosa, de muita densidade e muita profundidade de informação”.

O ministro Afrânio Vilela ressaltou a importância da Revista Justiça & Cidadania para o mundo jurídico brasileiro. “A Revista nesses 26 anos representa tudo que é bom, real e fidedigno para o mundo do direito e que impacta na sociedade. Eu a acompanho em todos esses 26 anos e cada vez eu a vejo mais necessária para o mundo jurídico que gosta dos bons projetos na área do Direito. Parabéns à Revista Justiça & Cidadania. Parabéns à memória de Orpheu Salles. Parabéns Tiago por continuar esse empreendimento tão grande”.

Novo integrante do Conselho Editorial – Novo membro do Conselho Editorial, o advogado Elias Mubarak Júnior destacou o legado e o prestígio da Revista JC no meio jurídico. “É uma alegria para mim estar aqui comemorando 26 anos e ser convidado pelo Conselho Editorial para fazer parte desse grande meio jurídico que traz informação, conhecimento e, principalmente, a participação de todas as pessoas do Judiciário, construindo, assim, um Judiciário democrático, correto e que realmente busque a justiça.”

Elias Mubarak Júnior é advogado empresarial, sócio fundador do Mubarak Advogados Associados, Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Med Arb RB, membro efetivo da Comissão de Direito Bancário da OAB Seção São Paulo. “Elias é um grande advogado, atuante principalmente no estado de São Paulo, e contribuirá significativamente com a nossa publicação, especialmente ao compartilhar sua experiência na área do Direito Empresarial”, destacou o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles.

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *