
Revista JC ficou em terceiro lugar no Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário
A Revista Justiça & Cidadania ficou entre os finalistas do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã. O documentário “Bernardo Cabral e os 35 anos da Constituição Federal de 1988” foi premiado com o terceiro lugar no eixo temático sobre o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal da Cidadania, na categoria jornalismo de vídeo.
A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu em abril, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma iniciativa inédita e conjunta envolvendo os cinco tribunais superiores. A premiação contou com a presença dos Ministros Presidentes: Luís Roberto Barroso (STF), Maria Thereza de Assis Moura (STJ), Cármen Lúcia (TSE, em exercício), Lelio Bentes (TST) e Francisco Joseli Camelo (STM).
Documentário – Presidente de honra do Conselho Editorial da Revista Justiça & Cidadania, Bernardo Cabral é considerado memória viva do processo democrático recente. Foi, e continua sendo, um homem visionário. Neste documentário, ele narra sua trajetória pessoal e acadêmica, e relembra o que o levou ao mundo do Direito para resgatar um dos períodos mais importantes da história democrática brasileira: a realização da Assembleia Constituinte, instalada após 21 anos de ditadura militar.
Ex-Senador e ex-Ministro da Justiça, Cabral conta sua história política, fala sobre a importância da cidadania, da ampliação dos direitos fundamentais, da garantia de direitos sociais, além de celebrar o fortalecimento das instituições a partir da Constituição: “sem a Constituição Federal, o país estaria à deriva”.
Premiação – Após os ataques de 8 de janeiro de 2023, a premiação celebrou os 35 anos da Constituição Federal de 1988 e busca reafirmar a importância de um Poder Judiciário atuante e independente e de uma imprensa forte e livre como pilares do Estado Democrático de Direito.
Ao todo, foram inscritos 261 trabalhos jornalísticos. A premiação contemplou cinco eixos temáticos (cada um relacionado a um tribunal), subdivididos em quatro categorias: jornalismo escrito, jornalismo de vídeo, jornalismo de áudio e fotojornalismo.

Editor-Executivo da Revista JC, Tiago Salles, e demais finalistas no eixo temático sobre o STJ posam para foto com o Ministro Humberto Martins
Ficha técnica___________________________
Realização
Revista Justiça & Cidadania
Direção
Erika Siebler Branco e Tiago Santos Salles
Entrevista
Erika Siebler Branco
Roteiro
Fernanda Valente e Arthur Bergamaschi
Captação de imagem
Kadeh Ferreira (Da Cartola Produções)
Decupagem
Fernanda Valente e João Jorge
Agradecimento especial
Bernardo Cabral
Presidente de Honra do Conselho Editorial da Revista JC
Relator da Assembleia Constituinte de 1988
Conteúdo relacionado:
https://editorajc.com.br/2025/premio-nacional-de-jornalismo-do-judiciario-divulga-relacao-de-finalistas/
https://editorajc.com.br/2025/bernardo-cabral-e-os-35-anos-da-constituicao-federal-de-1988/
https://editorajc.com.br/2025/na-conferencia-nacional-da-oab-bernardo-cabral-recebe-medalha-rui-barbosa/
https://editorajc.com.br/2025/sepulveda-bernardo-cabral-e-a-reafirmacao-dos-compromissos-da-advocacia-brasileira/
https://editorajc.com.br/2025/bernardo-cabral-um-estadista-da-republica/